Ao vivo EcoRádio Oficina Geral & EcoBrasil

Get the Flash Player to see this player.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Idosos ainda podem fazer o cartão que garante gratuidade no transporte intermunicipal



Por: Lara Cavalcante
  

A Lei 2.001/08 que garante a gratuídade no transporte intermunicipal para idosos com idade, a partir de 60 anos já beneficiou 10.778 pessoas de 110 municipios do Estado. Na última semana 443 cartões foram entregues nos municípios de Fátima, Formoso do Araguaia, Araguaçu, Jaú, Talismã, Pium, Chapada da Areia e Marianópolis.

De acordo com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dolores Nunes, a expectativa é entregar outros cinco mil cartões até o final do ano e comenta: “Estamos trabalhando com dedicação para que todas as solicitações sejam atendidas”.

Os idosos interessados em solicitar o benefício devem procurar as secretarias municipais de assistência social ou os Cras – Centro de Referência da Assistência Social dos municipios. Tem direito ao cartão do idoso , pessoas com 60 anos ou mais e renda de até dois salários mínimos.

No município de Marianópolis a 178Km de Palmas foram entregues 111 cartões a idosos como a aposentada, Trindade Freitas, que explica a importância do benefício: “Como ganho apenas um salário mínimo nem sempre dava para visitar meus filhos que moram em Palmas, mas agora vou poder vê-los mais vezes”.

As empresas de transporte devem reservar duas vagas gratuítas por veículos com mais de 20 lugares e uma vaga em veículos de até 20 lugas . Se essas vagas já estiverem preeenchidas, as empresas são obrigadas a da 50% de desconto ao portados do Cartão do Idoso que deseja viajar. Caso a lei não seja cumprida os idosos devem denunciar a ATR – Agência Tocantinense de Regulação e Fiscalização pelo telefone 0800 646 23 43.


--
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO DO TOCANTINS
fone/fax- 3218-1933
Plantão- 8405-1397

Nenhum comentário:

Postar um comentário