Ao vivo EcoRádio Oficina Geral & EcoBrasil

Get the Flash Player to see this player.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tocantins terá Fórum Permanente de microempresas

Foto: ASCOM SIC

Por: Luiza Renovato

O diretor do Departamento de Micro, Pequena e Média Empresas da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Nunes de Souza, participou nesta quinta-feira, 12, na Secretaria de Indústria e Comércio, da primeira reunião para criação do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Tocantins. O Fórum tem como premissa básica a integração da iniciativa privada com os governos federal, estaduais e municipais para a criação de um ambiente de negócios que possa inserir cada vez mais a microempresa, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais no processo de desenvolvimento, através de ferramentas de apoio direcionadas para esses segmentos.

O secretário de Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, ao abrir a reunião, disse que a intenção do governo é melhorar o atendimento aos micro e pequenos empresários e aos empreendedores individuais. Para isso, espera reunir o maior número possível de entidades de representação do setor, ressaltando que as microempresas, empresas de pequeno e médio porte e empreendedores individuais representam 98% das empresas estabelecidas no Estado.

Sérgio Nunes de Souza disse que a política do Fórum é no sentido tanto de apoiar os empresários legalizados como resgatar os que estão na marginalidade. Os benefícios fiscais e sociais, o acesso ao crédito são vantagens imediatas para os que se integram, mas há necessidade de acompanhar a evolução do setor, ressalta o diretor do MDIC.

Ele informa que o Fórum Permanente das MPEs, gerido pelo Ministério, tem seis comitês temáticos que estão ligados à desoneração e desburocratização; de disseminação de informações; comércio exterior; investimento e financiamento e tecnologia. São 44 instituições governamentais inseridas e 81 entidades de apoio e de representação, além da Frente Parlamentar de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e o Sebrae, que trabalham no sentido de implementar políticas de fomento às MPEs. No Estado, o Fórum será coordenado pela Secretaria de Indústria e Comércio.

O presidente da Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais do Tocantins Carlos Antonio de Souza disse que no Estado á existem sete associações de microempresas constituídas, em Paraíso, Divinópolis, Cristalândia, Aliança, Lagoa da Confusão, Sucupira e a dos Microempresários do Rodoshoping de Palmas. Outras seis estão sendo criadas, inclusive a de Palmas, cuja diretoria deverá tomar posse em setembro. A expectativa, segundo ele, é que até fevereiro estejam instaladas 30 associações de microempresas no Estado e que todas participem do Fórum.

Também participaram da reunião representantes do Sebrae, Fieto, Faset/Senar, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, CDL e Palmas, Femicro, Amicro de Paraíso e de Divinópolis, Fecomércio e diretores da Secretaria de Indústria e Comércio. Uma próxima reunião será realizada segunda-feira por uma comissão para discutir elaboração de minuta de decreto governamental para criação do Fórum, regimento, composição e outra reunião feral está marcada para quinta-feira, 19 de agosto, às 9 horas, na Secretaria de Indústria e comércio, quando se espera concluir o processo de criação do Fórum.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SIC
Luiza Renovato
3218-2349

Nenhum comentário:

Postar um comentário