Ao vivo EcoRádio Oficina Geral & EcoBrasil

Get the Flash Player to see this player.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Sine apóia trabalhadores e empresários na implantação do Capim Dourado Shopping



Por: Lara Cavalcante
 

Garantir a contratação de trabalhadores tocantinenses nos novos empreendimentos que se instalam no estado é uma das metas da Setas - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Sine – Sistema Nacional de Emprego. Com o Capim Dourado Shopping inaugurado na manhã desta terça-feira, 17, foram contratados 635 trabalhadores em mais de 20 empresas, nos ramos de construção civil, comércio e serviços.

Para que as contratações sejam possíveis o Sine oferece serviços tanto aos trabalhadores quanto aos empresários. Junto às empresas são realizadas visitas para consulta da demanda de mão-de-obra, disponibilização do banco de dados de trabalhadores conforme a necessidade, auxílio no processo seletivo e capacitação dos funcionários. Já os trabalhadores podem contar com Sine para capacitação, qualificação, emissão de carteira de trabalho e realização de cadastro com seu perfil profissional e pretensões de trabalho.

Em abril de 2008 a direção do Capim Dourado Shopping firmou um termo de cooperação técnica com a Setas para que a intermediação de mão-de-obra e capacitação dos funcionários fossem feitas por meio do Sine. De acordo com o superintendente interino do Sistema, A'eronssaytt Gomes, a parceria facilitou as contratações e explica: “O Sine ajuda as empresas a encontrarem funcionários dentro do perfil necessário e capacita os trabalhadores para se adaptarem as exigências do mercado”. Atualmente o Sine oferece cursos de capacitação e orientação profissional como: Técnica de vendas, Relações Humanas e Excelência no Atendimento, Motivação para o Trabalho, Etiqueta Profissional entre outros. E ainda 589 vagas para qualificação, por meio do Planteq – Plano Territorial de Qualificação.

O resultado deste trabalho se traduz na satisfação de pessoas como Frederico Soares, vendedor de uma das lojas do novo Shopping. Ele já possuía um cadastro no Sine e como estava dentro do perfil da vaga disponibilizada pela loja foi encaminhado para a entrevista e nesta terça-feira de inauguração comemora seu primeiro dia de trabalho.

Já Dayse Caroline Mendes, desempregada a 1 ano e meio procurou o Sine para atualizar seu cadastro e foi informada das vagas para o shopping, participou do processo seletivo e conquistou a vaga de operadora de caixa “Estou muito feliz, o shopping para mim significou uma nova oportunidade” Completa Dayse.

Para os empresários o apoio do Sine também é fundamental o diretor de expansão, das lojas Marisa , Ricardo Ribeiro, explica: “Esta é nossa primeira loja na cidade, não conhecíamos ninguém aqui, então esse apoio foi muito importante”. A loja gerou 50 empregos diretos em Palmas destas 100% foram intermediadas pelo Sine.

A estimativa da direção do Shopping é que até o fim da implantação o empreendimento gere 1.500 empregos diretos, 3 mil indiretos fora os mais de 500 trabalhadores que estiveram envolvidos na construção. O Sine continua prestando apóio aos empresários interessados nos serviços e no momento duas empresas realizam seleção.

Os trabalhadores interessados em realizar seu cadastro junto ao Sine podem procurar os postos localizados na Teotônio Segurado, edifício Mendonça, e Taquaralto, Shopping da Cidadania. Para consultar as vagas diárias disponíveis o trabalhador pode ligar no 0800 646 50 60.





--
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO DO TOCANTINS
fone/fax- 3218-1933
Plantão- 8405-1397

Nenhum comentário:

Postar um comentário