Ao vivo EcoRádio Oficina Geral & EcoBrasil

Get the Flash Player to see this player.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Rally da solidariedade atende cidades tocantinenses

Por: Tamyra Pinheiro


Nem só a poeira fica pra traz na estrada por onde passa o Rally dos Sertões. Enquanto os competidores aceleram e brigam pela melhor colocação, quem sai na frente é uma equipe que não tem pressa alguma e deixa um legado de solidariedade e ensinamento com a ação social.



No Tocantins, um dos seis estados por onde passa o rally, os municípios de Ponte Alta do Tocantins e Aparecida do Rio Negro foram contemplados com ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola (PDSE), do Instituto Brasil Solidário que realiza ações educativas, de saúde, esportes, cultura e ensinamentos sobre meio ambiente. O Rally dos Sertões contou com o apoio da ADTUR – Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado.

 De acordo com o coordenador geral da ação social do Rally dos Sertões, Luiz Salvatore, “as atividades são realizadas em cidades por onde passa o rally ou municípios próximos do roteiro. Pela primeira vez Aparecida do Rio Negro foi contemplada, considerando a dificuldade de chegar a São Félix, com todos os equipamentos médicos. Em Ponte Alta a ação acontece desde 2006. Trabalhamos com o universo escolar, para que se possa dar continuidade aos ensinamentos e atendimentos”, explica.



O município de Ponte Alta, apesar de receber a ação pelo quarto ano, pela primeira vez os atendimentos aconteceram na zona rural, na sexta-feira, 13, na Escola Municipal Rural Morro Limpo, localizado no Povoado do Gato a 21 km da cidade. No sábado, 14 foi a vez de ação ser acontecer no Colégio Municipal Luza Machado de Miranda em Aparecida do Rio Negro.

Nas duas ocasiões alunos e a comunidade tiveram acesso a atendimentos com clínico geral, cardiologista, dermatologista com a realização de micro-cirurgias, oftalmologista com doação de óculos, odontologistas e ginecologia. Doações de medicamentos prescritos pelos especialistas, além de palestras sobre sexualidade, oficinas de artes, pintura, meio ambiente com montagem de horta, viveiro e arborização, sala sustentável, oficina de papel reciclado e atividades de lazer para o público infantil. Cada escola também recebeu um acervo de 700 livros para compor a biblioteca, kit de material esportivo, kits escolares para os alunos, dois computadores, uma impressora, 1 TV 32” e uma câmera digital.



Atendimento para cerca de 1500 pessoas como a senhora Maria Benedita Neves de 84 anos, que sofre com problema de asma e há dois anos não tinha condições de ir ao médico. “Pra gente que mora longe da cidade não tem condições fica difícil ir no médico. Esses médicos aqui são uma benção. Fiquei feliz demais com esse atendimento e ainda ganhei os remédios”, disse.

Em Aparecida do Rio Negro, a dona de casa Rosa Campos Ferreira, assim como muitas outras mães levou os dois filhos para ter atendimento odontológico. “Está sendo um dia muito importante. Pela primeira vez meus filhos estão indo ao dentista e para nós que não temos condições é uma oportunidade única”.

 --
Informações
Olga Cavalcante -(63)3218-2337/ 63- 9955-5051
Assessora de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Turístico

Nenhum comentário:

Postar um comentário