Ao vivo EcoRádio Oficina Geral & EcoBrasil

Get the Flash Player to see this player.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Artesanato Mumbuca será uma das atrações do Espaço Empresarial na Agrotins

Secretaria de Indústria e Comércio – 03/05/2010 
Andreia Dias


As artesãs da Comunidade Mumbuca, do Jalapão,  estarão lançando um novo estilo de bolsas, colares e sandálias confeccionadas em Capim Dourado, tecidos e pedrarias. As pecas serão expostas pela primeira vez no Espaço Empresarial, na Agrotins 2010, que acontece de 4 a 8 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas. 

Foto: Uol

Segundo a artesã Raimunda Pereira Lisboa, o conceito criativo da coleção leva em conta a preservação do capim dourado. Para compor as peças são utilizados outros materiais, como tecido, agregando detalhes que fazem a diferença no produto. Já a artesã Elisabete Melquiades do Santos lembra que, pela primeira vez, as peças vão ser estar à disposição do público para comercialização. Elas custam, em média, R$ 100,00.


O designer Divino Alcan, da ONG Trabalha Brasil, ressalta que as peças seguem as tendências da moda, porém, sem descaracterizar o artesanato local. Ele destaca que a coleção faz parte de uma parceira entre o governo federal estadual e a comunidade.
De acordo com Divino Alcan, foi realizada capacitação com 60 artesãos da Associação Extrativista de Mumbuca, do município de Mateiros. Elas aprenderam desde o corte, escolha de cores, montagem, à finalização do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário