Ao vivo EcoRádio Oficina Geral & EcoBrasil

Get the Flash Player to see this player.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Governo do Amazonas é receptivo ao projeto de entreposto no Tocantins

Por: Luiza Renovato

Secretaria de Indústria e Comércio 

 
O secretário de Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, está otimista com a receptividade do governo do Amazonas ao projeto de implantação de um Entreposto Fiscal daquele Estado no Porto de Praia Norte/TO. O secretário, acompanhado do diretor de Atração e Fomento da SIC Iapurê Olsen e do assessor técnico da Secretaria da Fazenda do Tocantins, Wagner Borges esteve nesta quinta-feira, 13, em Manaus, para apresentação do projeto foi a autoridades, na Secretaria da Fazenda daquele Estado. Uma nova reunião será marcada para apresentação da proposta aos empresários da Zona Franca de Manaus. 

Praia Norte

Participaram da reunião como representantes do governo do Amazonas o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Marcelo Lima Filho; o secretário da Fazenda, Isper Abrahim Lima; o secretário Executivo da Receita Estadual Thomaz A. Queiroz Nogueira; o Secretário Adjunto da Seplan, Daniel Feder,  além do presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, Ronaldo Mota.

O objetivo da reunião foi dar seguimento às tratativas para implantação de um entreposto fiscal do Amazonas no Tocantins, através da apresentação do projeto técnico e das vantagens econômicas e estratégicas para o Amazonas, principalmente para as indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus. Além da proximidade dos portos do Pará e do Porto de Itaqui, no Maranhão, o Tocantins oferece logística diferenciada para distribuição dos produtos para o mercado interno e para exportação.

Os próximos passos, conforme ficou definido em Manaus, serão a apresentação do projeto à comunidade empresrial da Zona Franca de Manaus; o Estado do Tocantins ou operadores do porto de Praia Norte devem apresentar protocolo de intenções de empresas da ZFM, mostrando a viabilidade e interesse em operar no entreposto; o Estado do Amazonas fornecerá a minuta do projeto básico para análise do empreendedor e do Estado do Tocantins. Também será encaminhada Carta do Governador do Tocantins solicitando e justificando a instalação do entreposto.

Na semana passada, o diretor da SIC, Iapurê Olsen, manteve contatos com proprietários de estaleiros no Amazonas e no Pará, para verificar potencial de atração de empreendedores para Praia Norte. Um deles, inclusive, deverá visitar em breve o Tocantins para conhecer e analisar o possível investimento. 

Em Brasília

No roteiro de viagens de apoio ao Projeto do Porto Fluvial de Praia Norte, no Rio Tocantins, João Telmo esteve também em Brasília para agendas na Valec Engenharia, Construção e Ferrovias S/A e na Embaixada da Colômbia. Ao presidente da Valec, José Francisco das Neves, o secretário expôs a necessidade de implantação de um ramal de transbordo, para o embarque e desembarque de mercadorias no porto.

Na embaixada da Colômbia, João Telmo, acompanhado do diretor Iapurê Olsen e do presidente da Eurolatina, Klaus Weyand, foi recebido pela embaixadora Maria Elvira Pombo, pelo Agregado Naval no Brasil, John Jairo Ceballos Caballero e pelo cônsul da Colômbia no Tocantins, Carlos Amasta.

Durante a reunião foi apresentado estudo preliminar realizado pela Eurolatina para implantação de navegação comercial entre a Colômbia e o Porto de Praia Norte.  O governo da Colômbia vai determinar uma data para a realização de uma viagem técnica para avaliação das condições de navegabilidade partindo de Puerto Assis, na Colômbia, pelo Rio Putumayo, que ao entrar no Brasil recebe o nome de Rio Içá (alfuente do Amazonas), em Santo Antônio do Içá. O Rio Amazonas será o canal de navegação para atingir o porto de Praia Norte.

O diretor de Atração e Fomento da SIC, Iapurê Olsen, destacou que todos os contatos foram positivos e fundamentais para o andamento dos acordos e para direcionar as ações voltadas à implantação do Porto Fluvial de Praia Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário