Ao vivo EcoRádio Oficina Geral & EcoBrasil

Get the Flash Player to see this player.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Setas apresenta novo projeto com plantas medicinais durante Agrotins

Por: Lara Cavalcante 

Plantas medicinais

A presença da Setas - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - na Agrotins 2010 foi marcada pela apresentação do Projeto Mikania, que é resultado de uma ampla reestruturação das ações do Provida com plantas medicinais. A proposta do projeto é melhorar o desempenho do trabalho, em nível artesanal, com a implantação de “Polos de Incentivo ao Uso Racional de Plantas Medicinais”, nos municípios de Araguaína – Fundação de Medicina Tropical, Gurupi – Campus da Universidade Federal do Tocantins e Palmas - Superintendência do Provida. Nestes polos serão ministrados cursos regulares para formação de multiplicadores aptos ao uso correto de plantas medicinais, preparação adequada de remédios caseiros e distribuição de mudas certificados às comunidades interessadas.

Outro objetivo do projeto é trabalhar em nível farmacotécnico o que implicará na implantação de uma “Central de Produção de Fitoterápicos”, em Palmas, como uma unidade piloto. Nesta Central serão produzidos medicamentos fitoterápicos para distribuição na rede pública de Palmas, primeiramente, podendo ser ampliado para os demais municípios do Estado, conforme a demanda.

De acordo com a secretária da Setas, Dolores Nunes, a reestruturação das ações do Provida agregou parceiros, ampliou o alcance do projeto e completa: “Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida da população incentivando o uso correto das plantas medicinais, ensinando prática sustentáveis e possibilitando acesso mais barato aos medicamentos”.

Durante os cinco dias de exposição na Agrotins, o Provida pode expor as propostas do Mikania e levantar a demanda estadual. A farmacêutica responsável pelo Projeto, Marli Liebelt, explica que os visitantes da feira interessados em se tornarem multiplicadores do projeto em seus municípios preencheram um cadastro e com base nessas inscrições será montado um cronograma de atividades para 2011. É o caso da assentada Eva Gomes de Melo. Ela é presidente da Associação dos Mini Produtores do Assentamento P.A Bananal, em Peixe, e vê no projeto uma oportunidade de se aperfeiçoar e levar conhecimento a associação que representa. “Nós já usamos remédios caseiros, porque é mais barato e podemos cultivar em nossas propriedades. Mas o curso vai nos ajudar a fazer com mais qualidade”, explica a presidente.

Além dos inscritos na Agrotins, o Provida está convidando todas as prefeituras do Estado a enviarem para capacitação, agentes comunitários, representantes de associações de moradores, hortas comunitárias, assentamentos e demais pessoas que possam atuar como multiplicadores nos municípios. Os interessados podem solicitar a participação ou obterem mais informações pelo telefone (63) 3218 2222.

Os visitantes do estande da Setas na Agrotins também puderam conhecer a política de inclusão produtiva do Estado com a exposição de projetos coordenados pela secretaria como Aafeto, Apicultura e Fábrica de Temperos e de projetos apoiados pela pasta como “Projeto Babaçu” e “Mostra Mumbuca” - peças inovadoras de capim dourado.

Já o Sine – Sistema Nacional de Emprego - prestou orientações aos trabalhadores acerca de documentação e seguro desemprego e apresentou os serviços disponíveis aos empresários do campo.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO DO TOCANTINS
fone/fax- 3218-1933
Plantão- 8405-1397

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber como esta as previção Mikania para o proximo ano,

    ResponderExcluir
  2. Gostaria saber se o projeto Mikania, vai esta atendendo as nossas espectativa em 2011,
    eu acredito que os fundadores deste projeto, juntamente com o nosso Governador não vai deixar acabar, pois ele depois de aprovado sei que vai beneficiar milhares de famílias tocantineses.

    ResponderExcluir